domingo, 11 de julho de 2010
Com os problemas gerados pelo aquecimento global, o nível do mar está subindo mais rapidamente do que se esperava. O derretimento das geleiras está acelerando este processo, provocando efeitos inquietantes. Pensando nisso, alguns designers já estão planejando o futuro e criando conceitos de como poderíamos ser obrigados a viver.
Este foi o caso da idéia dos arquitetos turcos Sinan Gunay e Mustafa Bulgur. Eles, ao invés de tentar criar soluções para deter o rápido elevamento do nível das águas, aceitaram este destino e pensaram mais acima, literalmente. A dupla criou um projeto significantemente chamado de "City(e)scape" (ou fuga da cidade). A proposta se trata de um novo cenário construído 70 metros acima do mar, anexado aos arranha-céus existentes, formando assim um novo terreno elevado.
A idéia não deixa de ter um pouco de desespero, simulando uma situação extremista para fazer sentido. O projeto se baseia na concepção de que quando o nível do mar se elevar, parte do chão da cidade de Nova Iorque será engolido, deixando os arranha-céus como pilares na água. Então, o City(e)scape aparece, propondo conectar-se entre estes edifícios num nível bem mais alto. Seria, basicamente, uma série de estruturas cúbicas enfiadas entre os prédios. As ruas elevadas também teriam vegetação, bem como áreas para cultivo de alimentos.
Só o tempo para dizer se o nível do mar vai se elevar a este ponto, se os humanos ainda vão estar habitando o planeta terra quando isto acontecer e se este projeto vai ser bem sucedido. São muitas ponderações para uma idéia que talvez nem saia do papel. Só resta aos curiosos esperar e conferir.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário